Os poemas Feministas na rede



Os poemas Feministas na rede

Quando falamos do universo feminino em si já podemos poetizá-las, pois as mulheres inspiram poesia. Daquelas que misturam sensualidade, delicadeza e efemeridade. Pois sim, a mulher é a mudança! E graças a mulheres que pensarem diferente, o feminismo chegou aos patamares atuais.
Não é de hoje que o número de feministas espalhadas no Brasil tem crescido. Atualmente, falar de Feminismo ainda gera muitas confusões e conflitos, pois como todos nós já sabemos, muitas pessoas ainda confundem o movimento Feminista com algo relacionado à superioridade feminina, porém, esta noção de Feminismo está totalmente equivocada, porque as mulheres não estão fazendo uma provocação para serem superiores a militância apenas reforça a importância da igualdade de gênero.

E como ferramenta para falar do assunto muitas mulheres optam pela poesia para fazer com que uma frase de protesto se torne cada vez mais leve e suave sem tirar a seriedade do tema. A exemplo disto podemos citar Nísia Floresta (1810 – 1885) que foi uma das primeiras mulheres feministas no Brasil a se privilegiar com esta técnica, mas não podemos nos esquecer de que, além disso, se beneficiava de outras técnicas. De acordo com o site “TOK de HISTÓRIA” esta escreveu cerca de quinze títulos ao longo de sua vida, sendo romances, novelas e também ensaios.

No século XX temos a poetisa Carolina Maria de Jesus (1914 – 1977), que segue uma linha voltada ao feminismo e ao movimento negro, apesar de ter nascido em Minas Gerais, foi em São Paulo onde ela começou a escrever suas obras, voltada ao seu cotidiano, mulher, negra e moradora de comunidade. Uma de suas principais obras é o “Quarto de despejo”.

E por último e não menos importante, a poetisa, cronista e slamer do século XXI, Mariana Felix. Muito conhecida nas redes sociais por seus textos, voltado ao feminismo. Seu último foi lançado em julho deste ano de nome “Vício”.

Além dessas escritoras citadas existem centenas de mulheres que usam a poesia como forma de expressão. Na atualidade graças à internet há um coletivo chamado “Mulheres Escritas”, lá você encontra diversas informações voltadas para literatura, tais como: livros sobre poesia; entrevistas com poetisas e notícias sobre o assunto. Pesquisando um pouco mais, temos no canal do Youtube “Sociedade de Poetas Livres”, em que se encontram poesias de diversos assuntos, assim, a vertente feminista está cada vez mais valorizada.

Por conta da web, este estilo de poesia está se propagando rapidamente, em decorrência da utilização das mídias digitais para divulgação de sua escrita. Entretanto, muitas mulheres que já estão na militância há um bom tempo ainda são desconhecidas por muitos.

Sei que vocês ficaram curiosos para saber como são essas poesias, então abaixo deixamos links que separamos para apresentar e exaltar esse movimento misturado de poesia e feminismo e um trecho do poema de Mariana Felix.
https://m.youtube.com/watch?v=tT7buVD26YE - Slam Resistência – Mariana Felix
https://m.youtube.com/watch?v=lgyn9UwYByE - Slam Resistência – Jade Fanny
https://m.youtube.com/watch?v=AK62-uaRw5Q - Slam Grito – ‘Donatella’

(...) Eduque seus bodes!
Porque hoje as cabras estão com a pá virada!
Cansamos de ser carne servida na mesa
Enquanto o machismo justifica frases que fazem das mulheres escravas
Dói, o seu tapa me dói, o seu tapa me dói
Eu vou logo ligar 180!
Tô atoladinha das suas hipocrisias!
Moralistas!
Adoram as meninas que rebolam
Mas após o casório
São com as santas que eles querem assinar no cartório
Recalcada?
Meça suas palavras Parça!
Você que é incompetente no amor e eu que sou a mal amada? (...)


Gostou?
Então acompanhe nossos projetos sobre o tema e siga nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/grupopoemismo/ e se inscreva no nosso canal do Youtube: 
https://www.youtube.com/channel/UCf8VztYoNAE8AKrQRFjEHPw


Por: 
Amanda Alves Calix


Referências:
VALEK, ALINE. Carolina Maria de Jesus, a catadora de letras: Disponível no site: <https://www.cartacapital.com.br/cultura/carolina-maria-de-jesus-a-catadora-de-letras>. Acesso em 24 de outubro de 2017.

ROCHA, LARISSA. Lançamento do livro “Vício” da escritora periférica Mariana Felix: Disponível no site: <http://osegundoato.com/2017/07/lancamento-do-livro-vicio-da-escritora-periferica-mariana-felix/>. Acesso 24 de outubro de 2017.

MEDEIROS, ROSTAND. NÍSIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA – UMA MULHER À FRENTE DO SEU TEMPO. Disponível no site: <https://tokdehistoria.com.br/2017/01/27/nisia-floresta-brasileira-augusta-uma-mulher-a-frente-de-seu-tempo/>. Acesso 24 de outubro de 2017.

CASTILHO INÊS. Mulheres poetas, vibrantes porém ignoradas: Disponível no site: <https://outraspalavras.net/blog/2016/02/03/mulheres-poetas-vibrantes-porem-ignoradas/> Acesso 24 de outubro de 2017.

FELIX MARIANA, SOCIEDADE DOS POETAS LIVRES. Mariana Felix – Poesia: Disponível no site: <http://sociedadedospoetaslivres3.blogspot.com.br/2017/04/mariana-felix-poesia_7.html>. Acesso em 24 de outubro de 2017.

Scielo. Feminismo e literatura no Brasil: Disponível no site: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300010>. Acesso em 24 de outubro de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas